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Programador por profissão, formação e opção! Interessado em tudo relacionado a computadores, menos manutenção de hardware! Linguagens (interesse e trabalho): Java, C#, C/C++, Python, Ruby, Haskell. Atualmente trabalhando como Desenvolvedor (maior parte do tempo em soluções ASP.NET)

domingo, 4 de dezembro de 2011

Desenvolvendo jogos 3d no Linux - Ogre3D

Boas notícias, a Irrlicht compilou sem problemas no Ubuntu 11.10 com minha placa nVidia 8800 GT (não entendeu, veja o post anterior ).

Agora como no mundo não faltam opções decidi testar também a engine Ogre3D.

Essa engine possui uma documentação muito melhor do que a Irrlicht e alguns recursos muito avançados para renderização. Vale a pena citar que isso não é uma comparação pois a Irrlicht é uma "game engine" e a Ogre3D é uma "render engine".

Basicamente com a irrlicht você pega a engine, escreve um pouco de código e têm seu jogo. Na Ogre3D apenas a renderização está pronta todo o resto você precisa plugar na engine, nem mesmo detecção de colisão é embutida.

A instalação da Ogre3d (nos dois equipamentos citados no post anterior) foi muito simples e como você pode imaginar o desempenho foi extremamente diferente porém usável em ambos.

Para instalar, acesse o site da Ogre3d, baixe os fontes para sua plataforma (usei linux).

Depois disso, SIGA os passos para compilar a engine.

Feito isso você deverá ter um executável em: <LOCAL DOS FONTES>/build/bin/SampleBrowser

Basta rodar esse camarada e observar as diversas qualidades da engine. Alguns desses exemplos são pesados ou exigem recursos novos e talvez não rodem muito bem dependo da sua máquina.

Como sempre, qualquer dúvida podem deixar um comentário perguntando que tento ajudar.